A escola de hoje e os cidadãos de amanhã.
Sabemos que o ambiente
escolar de hoje é extremamente exaustivo. Não pense que no passado as coisas foram
diferentes. Aliás, esse é um dos principais motivos pelos quais a escola ainda
é um ambiente que promove muito pouco prazer aos educandos. O modelo de
organização escola é ainda bastante parecido com utilizado pelos jesuítas no
Brasil. Nele o educador, supostamente entendido como dominador do conhecimento,
ministra aulas sobre variados temas diante de seus ouvintes.
Em nosso cotidiano, são vários os
fatores que podemos destacar como motivadores do desgaste no ambiente escolar.
Eles vão desde organizações tradicionais do espaço físico até o autoritarismo exercido
pela imensa maioria dos educadores. Acredito serem condições como estas que
levaram o filósofo francês Michel Foucault a colocar a instituição escola no
rol do que ele chamou de “entidades de sequestro”. Entretanto, vale ressaltar
um ponto bastante muito pouco ainda observado pela escola. O educador de hoje
não é mais o único detentor do conhecimento como ocorria em tempos atrás. Com a
popularização da internet a cerca de dez anos atrás, o acesso a informação foi
facilitado. O jovem de hoje é um individuo caracterizado pelo acesso a todo
tipo de informação, inclusive confidenciais. Além disso, este educando é
extremamente marcado pela influência dos meios de comunicação e,
consequentemente, pelo desejo do que é novo.
Algo
muito importante que também sabemos é que este jovem de hoje possui uma
característica muito pouco encontrada nas gerações anteriores, a vontade de
liderança, de ser atuante; a busca por reconhecimento em seu entorno. Por que
então a escola ainda não conseguiu associar a necessidade de cumprir sua função
(transmitir os valores necessários para o convívio social) ao espírito de
atuação presente nesta juventude? Insistir num modelo que pouco ainda promove o
prazer pela curiosidade me parece uma luta desleal. Nos
dias de hoje, diante de minhas dúvidas “penso, logo clico”. O que pretendo
dizer é que basta um simples clique e posso ler o que eu quiser a qualquer
momento. Permitam-me pontuar. Não busco em momento algum parecer descrente na educação ou ainda, diminuir
a importância da escola no processo de formação dos cidadãos, muito pelo
contrário. O que busco sustentar até aqui é a necessidade de fazer com que o
ambiente escolar promova prazer pelo aprendizado ao educando e, para isso, é
preciso adequá-lo às necessidades emergentes de uma sociedade efêmera.
Ao que me parece até
aqui nosso sistema escolar, ineficiente, diga-se de passagem, insiste em
reproduzir valores típicos de um sistema onde não importa o que você pense ou
como se comporte. O importante é que você tenha um emprego, tenha uma família,
compre uma casa, vá as compras e, talvez a parte mais importante, garanta que
seus filhos façam as mesmas coisas.Alison Nunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário